Ponto P1 (Zhongfu)

OBS: Em algumas literaturas  é também chamado de  “Palácio Central”

Palácio do Meio

Características

  • Ponto Mu frontal do Pulmão
  • Ponto de encontro dos canais Pulmão e Baço/Pâncreas.
  • Passagem de energia do Jiao Superior.
  • Ponto importante no caso de doenças pulmonares

Funções energéticas

  • Regula o Qi do Pulmão, fazendo a harmonização e sua circulação.
  • Difunde o Qi do Pulmão.
  • Tonifica o Qi Ancestral.
  • Faz a limpeza e descongestiona o Qi do Aquecedor Superior.
  • Elimina o Calor Perverso nas fases iniciais das enfermidades.

Indicações

  • Tosse, dispneia, asma, bronquite, dor torácica, opressão torácica, dor da região escapular, dor nas costas, pneumonia, plenitude torácica, nevralgia intercostal, tuberculose pulmonar, amidalite.

Localização

  • Região ântero-lateral do tórax, no primeiro espaço intercostal, a 6 cun da linha média, 1 cun abaixo do P2 (Yunmen).

Punção

  • 0,5 a 1 cun inserção oblíqua em direção à face lateral do tórax.

Precauções

  • Inserção não profunda para evitar lesão no pulmão.

Comentários

  • P1 (Zhong Fu) é o ponto Mu frontal do Pulmão . O termo ‘mu‘ significa reunir ou coletar, e os pontos Mu frontais são aonde o Qi dos Zang Fu se reúne e se concentra sobre a superfície anterior do corpo. P1 (Zhong Fu), como todos os pontos Mu frontais, age principalmente no Zang Pulmão em relação ao Canal do Pulmão (Fei).
  • De acordo com o Pivô Espiritual, “o Pulmão  é a cobertura dos cinco Zang e dos seis Fu”. Como o Zang mais elevado, o Pulmão recebe através respiração o Qi limpo do céu (Qing Qi) da mesma maneira que a cobertura de uma floresta recebe a luz e ar essenciais para a vida. Pela inalação o Pulmão faz o Qi descer até o Rim (Shen) e pela exalação o Pulmão distribui Qi pela superfície do corpo e expele o Qi usado. O Pulmão comanda a respiração e a descendência e distribuição do Qi.
  • Essas funções estarão deficientes quando o Qi do Pulmão estiver deficiente ou quando houver excesso de fatores patogênicos (sejam de origem interna ou externa) obstruindo o Pulmão. P1 (Zhong Fu) limpa com excelência todos os tipos de excesso do Pulmão, seja por fatores patogênicos externos que penetram no Pulmão , ou por desarmonias geradas internamente. Em todos os casos haverá dispneia, tosse ou chiado e opressão torácica. Por isso, o Pivô Espiritual diz “O Pulmão estoca o Qi… quando em excesso haverá dispneia e plenitude torácica”. Esses sintomas costumam agravar quando a pessoa se deita, quando há mais tensão na função de descender do Pulmão. Quando o Qi do Pulmão é abundante, o mai (pulso) é largo; quando o mai é largo o paciente é incapaz de deitar-se.
  • De acordo com o Pivô Espiritual “O Qi do Pulmão abre-se no nariz; quando o Pulmão está em harmonia, o nariz distingue o odor agradável do odor fétido”. P1 (Zhong Fu) é usado primariamente para regular o Zang Pulmão, é indicado quando são apresentados padrões de excesso do Pulmão em conjunto desordens do Canal do Pulmão como obstrução nasal e obstrução dolorosa da garganta.
  • De acordo com um ditado na medicina chinesa, “O Pulmão é a fonte superior de água”. O Pulmão pode ser comparado com uma tampa, por exemplo com a tampa de uma chaleira. Quando a tampa está muito apertada, o chá não pode evaporar, e quando o Pulmão na parte superior está em excesso, os fluidos permanecem acima e não são excretados por baixo. P1 (Zhong Fu) é indicado para edema agudo da face quando Vento Patogênico Exterior obstrui a função do Pulmão de regular a passagem descendente da água e fluidos corporais.
  • O Pulmão e o Estômago dominam a descendência, as desarmonias de um podem afetar o outro. Se o Qi do Pulmão  acumula-se acima, pode influenciar negativamente a função descendente do Estômago, dando origem a vômitos, indigestão e distensão abdominal. Por outro lado, a obstrução no Estômago pode prejudicar a função do Pulmão de descender, causando tosse, dispneia e respiração ofegante. No Essential QuestionsQi Bo, ministro do Imperador Amarelo, explica que a tosse pode originar-se em qualquer Zang Fu e diz “Quando alimentos e bebidas frias entram no Estômago, podem subir pelo Canal do Pulmão, causando Frio no Pulmão”. O nome desse ponto ‘Palácio do Meio’, refere-se à origem do Canal do Pulmão, que surge no Jiao Médio, na região do Estômago, e descende até o Intestino Grosso, antes de ascender e emergir em P1 (Zhong Fu). P1 (Zhong Fu) é especialmente indicado nas desarmonias combinadas de Pulmão e Estômago. Curiosamente P1 (Zhong Fu) também é indicado para vômitos por calor na Vesícula Biliar, refletindo a Teoria dos Cinco Elementos onde o Metal (Pulmão) é capaz de controlar a Madeira (Vesícula Biliar).
  • De acordo com o Essential Questions “O Pulmão domina a pele… de todo o corpo”. O Pivô Espiritual afirma que “quando o fator patogênico encontra-se no Pulmão, haverá dor na pele, calafrios e febre, Qi rebelde, dispneia e transpiração”. P1 (Zhong Fu) é um dos poucos pontos de acupuntura indicado para dores na pele que normalmente pode acompanhar doenças exteriores. Finalmente o Essential Questions inclui P1 (Zhong Fu) entre os oito pontos que limpam o Calor do tórax – bilateralmente: E12 (Quenpen), B11 (Dazhu), P1 (Zhong Fu) e B12 (Fengmen).

 

Observações: imagens adaptadas das referências bibliográficas abaixo.

Referências bibliográficas:

  1. MANUAL OF ACUPUNCTURE                                                                                                                 Peter DeadmanKevin BakerMazin Al-Khafaji

  2. ATLAS GRÁFICO DE ACUPUNTURA
    Representación de los puntos de acupuntura
    Yu-Lin Lian, Chun-Yan Chen, Michael Hammes, Bernard C. Kolster

  3. A ARTE DE INSERIR                                                                                                                                  Ysao Yamamura

  4.  APLICATICO ACUPOINTS

    Site: www.portaldasterapias.com

    Email: contato@portaldasterapias.com

     

Deixe um comentário